quarta-feira, 9 de junho de 2010

Comunicação X Marketing

Sempre que chegamos em uma empresa e perguntamos onde é seu departamento de Marketing, logo somos levados a área de vendas. Mas Marketing tem alguma coisa haver com vendas?

Claro que sim!

Mas marketing não é bem a venda, marketing seria um principio de troca, onde se busca atender desejos e necessidades dos clientes e atrair mais faturamento para a empresa, traçando todo uma pesquisa e planejamento para que isso se torne possivel, ou seja, ele está bem antes das vendas .

O marketing cria, estuda o mercado, vê de que forma pode melhorar o produto.

E a comunicação?

Comunicação jamais vende alguma coisa, propaganda jamais será sinônimo de vendas, a propaganda pode tornar seu produto conhecido, ela transmite uma informação.

O marketing desenvolverá o produto e a comunicação fará a divulgação do mesmo.

Constantemente ouvimos por aí que Marketing é Comunicação e vice-versa.

É comum vermos profissionais confusos em relação ao processo mercadológico e ao contexto da comunicação.

Um está diretamente ligado ao outro. O marketing precisa da Comunicação para controlar suas variáveis (4Ps). No entanto, a Comunicação precisa do marketing para cumprir objetivos, para buscar melhorias, para atender necessidades.

O marketing é a captação das informações, sendo capaz de analisar todos os aspectos relacionados ao seu produto ou serviço e, assim, determinar o que deverá ser comunicado. Determina também qual é o problema que a comunicação deverá resolver.

Uma boa comunicação depende de análises mercadológicas estratégicas. Nada adianta se não houver um pensamento linear e que integre todas as disciplinas e todos os profissionais de marketing e comunicação, sejam eles administradores, “marqueteiros” publicitários, relações públicas, profissionais de varejo, vendedores, entre tantos outros.

Não há comunicação sem marketing nem, tão pouco, marketing sem comunicação. E não há marketing e comunicação sem empresas, política, economia, concorrentes, produtos, serviços, colaboradores, consumidores, mercado, entre outros, pois são exatamente estes que compõem o seu contexto.

O que precisamos é, além da capacidade de entender as diferenças do marketing e da comunicação, colocá-los em prática, pois somente assim seremos suscetíveis a entender de fato o que é responsabilidade do marketing e o que é encargo da comunicação. Juntos, pode acreditar, eles se tornam invencíveis.

Adaptação do texto de Fernando Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e volte sempre!